quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Universidade de Sorocaba irá sediar o primeiro debate acadêmico sobre sub-cultura do rock pesado






Press Release

Universidade de Sorocaba irá sediar o primeiro debate acadêmico sobre sub-cultura do rock pesado.

A Uniso do campus Trujillo receberá dia 21/10 debate da relação “Heavy Metal x Conformismo Social”, a palestra que recebe o nome de “Um novo olhar cultural” fará parte do conjunto que palestras que compõe a Semana de História Uniso 2010.


A arte é um dos grandes reflexos dos momentos históricos vividos pela humanidade, das pinturas rupestres das cavernas de como Lascaux até os muralistas mexicanos que influenciaram o grafite, do trovadorismo europeu até o heavy metal contemporâneo. Todas essas expressões artísticas exprimem o sentimento do homem em relação ao seu meio social dentro de sua contextualização histórica, seja ela revolucionária ou conformista.


O papel crucial da arte como meio de manipulação das massas populacionais ocorre durante a segunda guerra mundial com o construtivismo russo e a moldagem da estética nazista, até a propaganda capitalista como um caminho para a liberdade. O confronto entre modelos econômicos elevou a arte ocidental a um novo ponto: a massificação.

Durante a Era de Ouro do capitalismo, durante o pós-guerra dos anos 60 à 70 na Europa, Japão e EUA, e, 70 à 80 na América Latina, Sul e Sudeste Asiático, o boom econômico deu poder de consumo a uma grande massa de pessoas, consolidando assim uma classe média que poderia consumir algo além dos bens básicos para sobrevivência. Aproveitando este momento único do capitalismo, que logo nos anos 70 até os dias de hoje vem enfrentando constantes crises, a indústria fonográfica se consolidou através então dos grandes movimentos culturais da nova classe social: a juventude.

Grandes shows de estádios, eventos megalomaníacos com pouca proposta cultural e de quase nenhuma mudança, se tornam marca da fusão da indústria cultural e a grande mídia conservadora. A arte se molda e se bifurca, e assim nasce o meio underground e o mainstream.

Assim como nasce o rock pesado do heavy metal, uma união entre blues e jazz com riffs sombrios e letras variando de ocultismo à questões sociais.

Esse é o projeto do “Novo olhar cultural”, projeto liderado pelo aluno do curso de história Fábio Alexandre Tardelli Filho e apoiado pelos alunos também do curso de história Renan Viera Bonassa e João Antonio Camargo Aranha. Contextualizar, romper com paradigmas, analisar apatia e o conformismo e por fim entender porque é que no Brasil o heavy metal enfrenta tantas objeções. O ponto onde a filosofia e a ideologia afeta a vida das pessoas e estas não estão capazes de perceber isso, como se posicionar em meio a um contexto histórico onde a arte e a filosofia são tratadas como “sabão em pó”, enquanto moldam gerações inteiras sem estas compreenderem o fenômeno em ocorrência.

A atividade ocorre dia 21/10 na Uniso, entrada franca, sendo opcional a doação de 1kg de alimento não perecível, excepcionalmente na atividade “Um novo olhar cultural”.

Entre os convidados que comporão a mesa redonda da segunda parte haverá uma variedade bem interessante entre professores universitários e integrantes das cenas undergrounds como organizadores de shows, músicos e fãs, o grupo é formado por:

Prof. Rodrigo “Cafundó” - Professor Universitário, Bacharel em Relações Públicas e Pós-Graduado em Marketing, além de RP do RANKING SÃO PAULO 2010, Vocalista da banda de Heavy Metal Angels Holocaust.

Prof. Rogério Lopes Pinheiro de Carvalho – Professor Universitário do curso de história da UNISO

Rafael “Thunder” – Aluno do curso de história e ex-integrante das bandas Fire Diamond, Excalibur - Grave Digger Cover Oficial e Maligna

Prof. Paulo Alvesprofessor Universitário do curso de letras da UNISO

Eduardo Furlan – Formado em jornalismo pela UNISO, locutor da rádio Legion Del Metal e militante socialista

Carmine – Aluno do Curso de história.

A atividade também terá uma coletânea de bandas undergrounds nacional com nomes como Hellish War, Uganga e Andragonia. A coletânea poderá ser adiquirida individualmente com o custo de 7R$ ou com a promoção de 1 cd coletânea + 1 cd do selo Die Fight = 15R$.

Contamos com a sua presença na luta por um underground livre e inteligente. Quinta feira dia 21 as 19H na Uniso do Trujillo em Sorocaba.

Para mais informações: (15)9707 0836 – Fábio ou (15)9128 2980 – João

Nenhum comentário:

Postar um comentário